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31/10/2017 - A FUNÇÃO DA CONTABILIDADE (II)

A FUNÇÃO DA CONTABILIDADE (II)

 

 

Neste artigo irei abordar importantes pontos relacionados com a administração e a contabilidade. E a compreensão destes pontos é essencial na sobrevivência da própria empresa.

Como já havia dito, o preço é um dos principais fatores – senão, o maior - que pesa na decisão de compra. E a composição do custo de determinada mercadoria é a soma de materiais ou insumos e da mão-de-obra, acrescentando-se as despesas indiretas, como despesas administrativas, despesas com vendas, financeiras e comissões, fretes, além dos impostos e o lucro, e teremos o valor de venda ao atacado. Finalmente, teremos ainda a margem do revendedor atacadista e a do varejista. O preço final ao consumidor será determinado igualmente pelas regras de mercado, ou seja, pelo valor praticado pelo concorrente.

Um dos pilares da boa administração e da análise gerencial-contábil está justamente em sempre estar verificando todas as etapas dentro da empresa, seja ela indústria, comércio ou prestação de serviços, procurando administrar eficazmente os custos, e aumentando os lucros consequentemente.

Porém, nesta época de crise, somente o empreendedor que levar a sério esta tarefa da empresa terá chances reais de sobreviver e desenvolver o seu negócio. O que não significa que o empresário deve perder incontáveis horas em fazer análise dos custos, ou, pior, contratar uma consultoria externa sem que ele, o dono do negócio, se convença e se determine a mudar a cultura da empresa.

Levar a sério essa tarefa e implantar essa mudança, vai muito além de um processo de consultoria. Significa a conscientização, em primeiro lugar, de que cada ato que acontece na empresa, uma venda, por exemplo, deve seguir um padrão ou um processo, que culminará numa prática constante daquela forma e a facilitação daquele ato, tanto no sentido de que a sua repetição se converterá numa chance maior de vendas, no caso do processo de vendas, onde será adotada a melhor forma de abordagem para oferecer um produto ou serviço.

Essa conscientização se aplica igualmente nos demais setores da empresa, com uma melhor eficiência no fluxo de caixa e na aplicação de recursos, no caso do processo de faturamento/financeiro, e em manter o foco nas razões e objetivos da empresa, com definição das metas de médio e longo prazo, definidos no processo de missão e planejamento.

É difícil determinar a separação de todos esses processos numa pequena loja com um vendedor apenas – o dono, por exemplo. Mas, a partir do momento em que se propõe esta tarefa, facilmente podemos constatar que normalmente o olhar e a observação do dono é que na maioria das vezes dá clareza aquele processo, e, por quê não, a melhor solução.

Portanto, por melhores e mais capacitados consultores que a empresa tenha, nada melhor que a experiência do dono. E é essa experiencia que poderá ser um “termômetro” dos erros ou acertos da organização.

Por outro lado, e aqui entro no título deste artigo, a função original da contabilidade geral é a de deixar transparecer os erros ou acertos da falta de determinado processo numa empresa. Temos vários casos, por exemplo, em que a empresa mantém determinado valor aplicado no banco, e, por outro lado, paga juros e taxas pelo desconto de duplicatas. O próprio balancete contábil revela que o processo financeiro não está adequado às necessidades da empresa e que o fluxo de caixa não está sendo bem trabalhado.

Porém, é inegável que a implantação de uma contabilidade de custos minimamente viável, mesmo nas pequenas empresas, poderá iluminar a estrada do empreendedor para que este possa enxergar os rumos que a empresa está tomando, e somadas a sua experiência com a do contador possa corrigir rumos ou tomar atitudes preventivas ou corretivas.

Mais ou menos como dirigir à noite por uma estrada escura. E tem muitos empresários que dirigem muito bem os seus veículos nessas condições, mas deixam as suas empresas na base do “seja o que Deus quiser”.

Por fim, inegável é a responsabilidade do contador experiente, que com apenas uma simples conversa poderá igualmente convencer e assessorar o empresário na tomada de decisões que poderão, ao final, salvar inclusive uma empresa da falência.

 

Marcos Honorato

Diretor Marcato Contabilidade

www.marcatocontabilidadejf.com.br

 
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